Seminário Afetos e Sensações no Cinema Brasileiro Contemporâneo
05/07/2019

Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual/UFF

Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/UFRJ

Curso: Afetos e Sensações no Cinema Brasileiro Contemporâneo

Professores: Mariana Baltar (UFF) e Denilson Lopes (UFRJ)

Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Horário: quinta-feira (14:00/18:00).

Início das aulas: 15/8/2019. Encerramento no início de dezembro.

A proposta deste curso é discutir as implicações dos referenciais teóricos em torno das ideias de afeto e sensações para o campo do cinema e do audiovisual. Discutiremos também como um certo cinema brasileiro contemporâneo parece colocar em cena dimensões do estar junto, formas de subjetividade dissidentes e sociabilidades singulares através de estratégias expressivas que ultrapassam as dimensões representacionais da narrativa. Apostamos como tais estratégias se articulam ao campo dos afetos e das sensações, implicando uma mudança analítica que solicita uma mirada para elementos do corpo fílmico vinculados à ordem da expressão, dos gestos e volumes dos corpos, da sensorialidade. As abordagens teóricas e críticas serão desdobradas a partir do encontro com os filmes que serão vistos ou revistos na Cinemateca do MAM-RJ. Sem pretender fazer um panorama dos melhores filmes da última década, escolhemos como ponto de partida das reflexões: Corpo Elétrico (2017) de Marcelo Caetano, Mate-me por favor (2015) de Anita Rocha da Silveira, Tatuagem (2013) de Hilton Lacerda, Pendular (2017) de Julia Murat, António, um dois três (2017) de Leonardo Mouramateus, Arábia (2017) de Affonso Uchoa e João Dumans, Temporada (2018) de André Novais, Inferninho (2018) de Pedro Diógenes e Guto Parente, Nova Dubai (2014) de Gustavo Vinagre, Um Filme de Verão (2018) de Jô Sefarty, Tinta Bruta (2018) de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Esse Amor que nos Consome (2012) de Allan Ribeiro, entre outros.

Vagas: 25 vagas para UFRJ (10 mestrado e 15 doutorado), 25 vagas para UFF (15 mestrado e 10 doutorado) e 10 vagas para outros programas. O curso é livre e gratuito mas a presença de ouvintes dependerá de aprovação dos professores.

Fonte da notícia:Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFRJ (Adaptada)

Para acompanhar novidades e para mais informações (inscreva-se no grupo Seminário Afetos e Sensações no Cinema Brasileiro Contemporâneo para isso): https://www.facebook.com/groups/419858065538203/