Edital do Procad Defesa - Seminário Marco Zero do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA)
03/07/2019

Atualização de 24/04/2020

Evento marca início das atividades de Programa Estratégico pela Defesa Nacional

Durante dois dias, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mediou o Seminário Marco Zero do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA). Em um ambiente virtual, os coordenadores dos projetos selecionados puderam compartilhar suas linhas de pesquisa, objetivos e metas.

O encontro acontece no início da execução dos editais da Coordenação Geral de Programas Estratégicos da Diretoria de Programas e Bolsas no País (CGPE/DPB) da CAPES. Devido à pandemia de COVID-19, desta vez ocorreu por videoconferência e teve cerca de 3 mil acessos ao longo dos dois dias.

“O evento cumpriu com o seu propósito, promovendo a troca de experiência e de informação”, avaliou Júlio Siqueira, coordenador de Programas Especiais da CAPES, que ainda lembrou a oportunidade de cooperações identificadas nos momentos de debate.

Após cada uma das 15 apresentações, os participantes tiveram acesso às discussões virtuais mediadas pelo corpo técnico da CAPES.

O seminário foi gravado e, em breve, estará disponível, o que é “uma importante oportunidade de divulgação científica, já que as pesquisas têm duração de cinco anos e pessoas interessadas poderão contatar os pesquisadores”, explicou Carolina Nodari, da DPB.

Programa Estratégico

O PROCAD-Defesa estimula projetos conjuntos de pesquisa, usando recursos humanos e infraestruturas disponíveis em diferentes instituições de ensino e de ciência e tecnologia, para a produção de pesquisa científica e formação pós-graduada na área de defesa nacional. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Defesa.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para maiores informações

-------------------------------------------------------------------

Atualização de 18/12/2019

CAPES seleciona pesquisas sobre Defesa Nacional

Foram publicados ,no Diário Oficial da União, os projetos selecionados para o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa). O edital de seleção havia sido lançado em junho. Ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia são algumas das áreas de pesquisa.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para maiores informações

---------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 22/11/2019

Publicado resultado de seleção para o Procad Defesa

Professores e alunos que se inscreveram no Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa) da CAPES, já podem saber se foram aceitos como bolsistas na pós-graduação. Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 21, o resultado preliminar com o nome dos 12 aprovados.

Serão investidos R$ 13,4 milhões para o financiamento das propostas aprovadas. O montante será destinado para custeio e bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, no país, e doutorado-sanduíche e professor visitante, no exterior.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para maiores informações

------------------------------------------------------

Atualização de 19/08/2019

Prazo de inscrições no Procad Defesa é estendido

A data-limite para inscrição de projetos no processo seletivo do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa (Procad Defesa) foi alterada. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 16, e pode ser conferida na página da iniciativa.

As mudanças no cronograma incluem, ainda, novos prazos para divulgação dos resultados preliminar e final. Também foram retificados itens relativos à constituição das equipes – que deverão ter um coordenador-geral e dois ou mais coordenadores-associados –, e às áreas temáticas prioritárias.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para maiores informações

------------------------------------------------------

A CAPES lançou o edital nº 15 de 2019 do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad Defesa). O programa surgiu de uma demanda apresentada pelo Ministério da Defesa e se enquadra nas diretrizes da CAPES de indução temporária de áreas estratégicas.

O Procad Defesa vai promover a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.

Objetivo

As Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições Militares de Ensino e Pesquisa, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), instituições governamentais e setor produtivo poderão trabalhar em projetos conjuntos de pesquisa para consolidar o pensamento brasileiro na área de defesa.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui e aqui para maiores informações