Disciplina Compartilhada de Pós-Graduação: Educação, Ética e Sociedade (CBA801)
02/07/2019

A Plenária de Pós-Graduação em Educação e Ensino da UFRJ (PPGEE-UFRJ) foi instituída em 2018 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade, com os objetivos de:articular projetos de pesquisa e outras ações com foco em Educação, Ensino ou Formação de Professores para a Educação Básica, em andamento nos Programas de Pós-Graduação da UFRJ, bem como propor e encaminhar novas iniciativas de colaboração.

Como parte dessas iniciativas, foi criada uma disciplina em Educação, Ética e Sociedade (código CBA801), ministrada de forma compartilhada por docentes de diversos Programas de Pós-Graduação participantes da PPGEE-UFRJ.

Em 2019.2, a disciplina será oferecida no prédio do CCMN, às terças feiras, de 13:00 às 17:00, com carga horária total de 60 horas. A disciplina será aberta a todos os alunos de Pós-Graduação stricto sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) regularmente matriculados a UFRJ.

Objetivos: A disciplina visa discutir o tema do compromisso social da pesquisa em Educação e em Ensino, a partir da articulação de questões relacionadas a profissionalização docente, políticas de currículo e ética na pesquisa e prática docente; além de mobilizar experiências pedagógicas de professores e de estudantes, com vistas a ampliar o diálogo com o cotidiano escolar.

Ementa: compromisso social da pesquisa em Educação e Ensino; epistemologias e metodologias das ciências: conhecimentos, saberes, éticas e verdades; pesquisa nas áreas de educação e ensino: ética na pesquisa com humanos, direitos autorais e culturais de produção intelectual; identidades docentes: formação e profissionalização, saúde mental e profissional; autonomia docente: limites éticos e políticos, judicialização das relações pedagógicas; políticas de currículo e docência: reformas políticas na atualidade, políticas de currículo e docência: sistemas nacionais e internacionais de avaliação; identidades e diferenças: ações afirmativas no ensino superior, educação inclusiva, raça, gênero e religiosidade.

Contato para dúvidas e informações: ppgee.ufrj@gmail.com

Victor Giraldo

Professor Associado

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática