Governo Federal corta 65 bolsas de pós-graduação da UFRJ
10/05/2019

A UFRJ identificou nesta quinta-feira (9/5) o corte de 65 bolsas de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), do Ministério da Educação. Foram 33 bolsas de mestrado, 22 de doutorado e 10 de pós-doutorado, dentro dos programas Demanda Social (DS) e Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) ainda avalia a situação das bolsas do Programa de Excelência Acadêmica (Proex).

Os programas que sofreram cortes possuem notas de 3 a 5 na Capes, cuja nota máxima de avaliação é 7. Estas bolsas estavam reservadas, por exemplo, para pós-graduandos em processo de seleção. Quando um estudante conclui o mestrado, a bolsa fica disponível para os próximos da fila. O corte ocorreu nesse intervalo.

“Há uma ruptura de expectativa do pesquisador que se preparou para entrar no mestrado ou doutorado e que vislumbrava algum suporte para realizar a pesquisa”, avaliou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Leila Rodrigues da Silva. “Afinal, não é um projeto pessoal, é institucional, visando o bem-estar da sociedade”. concluiu.

Clique aqui para maiores informações