22/08/2018

A Coordenação Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ oferecerá, sem custo algum para o candidato, 600 testes TOEFL-ITP, a serem aplicados no dia 23/09/2018 (domingo), às 9h, na Faculdade Letras.

Como o número de testes é limitado comparado ao número de alunos pós-graduandos, todas inscrições serão feitas com a mediação dos coordenadores de pós-graduação, por meio dos seguintes procedimentos:

- o coordenador deverá preencher o formulário online https://goo.gl/forms/EDhSGs0SGTtXmvTC3 anexando uma lista (em Word, PDF ou Excel) com os nomes, cpfs e emails dos candidatos interessados em fazer o exame TOEFL ITP, por ordem de prioridade, impreterivelmente, até 31/08/2018.

- considerando que temos 600 vagas e 129 cursos de pós-graduação, a cota destinada para cada curso será de aproximadamente 5 vagas para cada um dos cursos. Portanto, os 5 primeiros candidatos da lista enviada pelo Coordenador de pós graduação serão contemplados com a oportunidade de prestar o exame. Uma vez que o prazo para o envio dos nomes dos candidatos se encerre, a coordenação do Programa IsF alocará as vagas que sobrarem para os cursos que tiverem enviado listas com mais de 5 candidatos.

Sendo assim, sugerimos que cada coordenador utilize critérios de seleção que sirvam aos interesses do seu programa para seleção dos candidatos a obterem a oportunidade de prestar o exame TOEFL ITP por meio do Programa IsF.

Ressaltamos que caberá exclusivamente à coordenação do Programa IsF fazer a inscrição dos alunos no exame TOEFL ITP, a partir dos dados enviados pelos senhores.

Outrossim, esclarecemos que a partir de outubro teremos mais uma oportunidade de oferecer outras 600 provas TOEFL ITP. Desta forma, os candidatos que não tiverem a oportunidade de prestar o exame no próximo dia 23/09, poderão tentar fazê-lo então.

Pedimos ainda encarecidamente a colaboração no sentido de conscientizarem seus alunos de não faltar ao dia do exame, uma vez confirmada sua inscrição. O preparo para a infraestrutura da aplicação do exame depende de recursos públicos que são parcos e difíceis de serem obtidos. Cada candidato que falta tira a oportunidade de outro fazê-lo. Sublinhamos que os alunos inscritos que faltarem no dia da prova ficam impedidos automaticamente pelo sistema de fazer o teste por pelo menos nove meses.

Outros esclarecimentos por meio do email nucleoisf@letras.ufrj.br.

Fonte: Coordenação Geral IsF UFRJ