Futuro da biodiversidade brasileira é tema de simpósio na ABC que terá participação de professores da UFRJ
19/09/2017

O que é, o que sabemos e o que precisamos saber sobre a biodiversidade brasileira para protegê-la? Essas e outras questões serão discutidas por um time de pesquisadores brasileiros e internacionais que estarão reunidos de terça a quinta-feira, 19 a 21 de setembro, no Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade. O evento, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), começa nesta terça-feira com palestra do biólogo americano Thomas Lovejoy, às 15h, no Museu do Amanhã. Há 50 anos estudando a biodiversidade brasileira, Lovejoy é professor da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, e trabalha em parceria com cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 8h30, as atividades ocorrerão na sede da ABC. Haverá a participação de grandes nomes da ciência nacional, como Glaucia Maria Pastore (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Vanderlan Bolzani (Universidade Estadual Paulista – Unesp), Carlos Joly (coordenador do Projeto Biota, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo –Fapesp), Paolo Zanotto (Universidade de São Paulo – USP). Luiz Antonio Martinelli (USP), Norberto Peporine Lopes (USP/Ribeirão Preto), Leonor Costa Maia (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Valério Patta Pillar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Antonio Mateo Sole-Cava (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), entre outros. Gratuita e aberta ao público, a reunião é coordenada pelos pesquisadores vinculados à ABC Adalberto Luis Val e Vivaldo Moura Neto. O simpósio preparatório terá como objetivo promover o debate sobre temas na área da biodiversidade, que servirão de preparação para as discussões propostas para fevereiro de 2018, quando será realizado o Simpósio Bilateral Brasil/França sobre Biodiversidade.

Fonte: Site FAPERJ

Clique aqui para mais informações