UFRJ completa 97 anos debatendo história, desenvolvimento e democracia
01/09/2017

“Seminário A UFRJ faz 100 anos” integra contagem regressiva para o centenário da instituição, celebrado em 2020.

Mesas “Diálogos sociedade e universidade” terão participação de 17 movimentos sociais da Baixada Fluminense e organizações comunitárias da Maré, Manguinhos e Vila Residencial do Fundão.

Para celebrar seus 97 anos, completados no dia 07/09/2017, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará o “Seminário UFRJ Faz 100 Anos: História, Desenvolvimento e Democracia”. O evento integra uma série de atividades iniciadas no ano passado como contagem regressiva para o centenário da universidade, em 2020.

Realizado entre os dias 04/09/2017 e 06/09/2017, o seminário tem uma extensa programação, composta por diálogos com a sociedade e mesas temáticas divididas em dez eixos. Ao todo, 354 trabalhos acadêmicos serão discutidos, propondo uma reflexão sobre a própria instituição e problemáticas sociais, políticas, científicas, artísticas e culturais do Brasil e do exterior.

De acordo com a organização do seminário, este é um momento propício para reunir em um só evento as propostas de técnicos, estudantes e docentes.

DESTAQUES

*Eventos realizados no Auditório Horácio Macedo (Roxinho)

Segunda-feira, 4/9. O reitor da UFRJ, Roberto Leher, fará a conferência de abertura do evento às 10h, com o tema “UFRJ: Desafios da história”. Uma hora antes, a mesa de abertura será composta pela Reitoria e pela coordenadora geral do projeto, Rogéria de Ipanema, seguida de falas de representações das categorias estudantil, docente, técnico-administrativa e terceirizada.

Terça-feira, 5/9. Das 14h às 16h, os seis decanos da UFRJ e o diretor do Fórum de Ciência e Cultura participarão de uma mesa sobre desafios para a universidade.

Quarta-feira, 6/9. Das 11h às 13h, a mesa intitulada “Universidade, autonomia, democracia e desafios” contará com a participação da professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFRJ, Diana Maul, e do professor do Departamento de História da UFF, Marcelo Badaró. A moderação ficará a cargo do professor Claudio Ribeiro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Fonte: Site UFRJ

Clique aqui para conferir a programação geral

Clique aqui para conferir a programação das sessões temáticas

Clique aqui para ver a notícia completa e mais informações