PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

36º Boletim Informativo (Distribuído em 01/11/2018)

Editais e Chamadas
Públicas

Nova chamada para Expedição IODP foi lançada

Estão abertas as inscrições para a Expedição IODP 389 – Hawaiian Drowned Reefs que ocorrerá de setembro a outubro de 2019 em um navio, e em janeiro de 2020 em terra, na Universidade de Bremen, Alemanha. Essa expedição é organizada pelo Ecord (European Consortium for Ocean Research Drilling) que faz parte do programa International Ocean Discovery Program (IODP).

Fonte: CCS/CAPES (Site da CAPES)

[leia mais...]

6ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB)

Estão abertas as inscrições para aqueles que têm interesse em submeter propostas de Comunicação Oral e/ou Apresentação Artística em torno da temática 'Vida e obra de Ernani Aguiar e Guinga'.

Fonte: Site do CNPq

[leia mais...]

Programa de Bolsas Keizo Obuchi - UNESCO/Japão para jovens pesquisadores

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Keizo Obuchi - UNESCO/Japão para jovens pesquisadores.

Serão oferecidas dez bolsas de pesquisa nas seguintes áreas de interesse da UNESCO: 1) meio ambiente, com ênfase em redução de riscos de desastres; 2) diálogo intercultural; 3)tecnologias da informação e comunicação; e 4)resolução pacífica de conflitos.

Fonte: Site do CNPq

[leia mais...]

Instituto Serrapilheira apoia a reprodutibilidade da ciência nacional

Proposta pelo professor Olavo Amaral, do Instituto de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ), e com apoio do Instituto Serrapilheira, a “Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade” pretende reunir uma força-tarefa de laboratórios para reproduzir de 50 a 100 resultados apresentados em experimentos brasileiros que foram publicados em diversos periódicos, nos últimos 20 anos.

As inscrições estão abertas.

Fonte: Site da FAPERJ

[leia mais...]

Notícias UFRJ

Museu Nacional resgata Luzia, fóssil humano mais antigo do Brasil

Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, e a professora Claudia Carvalho, coordenadora da equipe de resgate pós-incêndio, anunciaram, no dia 19/10/2018, que Luzia, fóssil humano mais antigo do Brasil, foi retirada dos escombros do prédio, incendiado no mês passado.

Fonte: Site da UFRJ

[leia mais...]

Notícias de outras
instituições

Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) se reuniu para projetar o futuro

O Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) se reuniu no dia 08 de outubro, na sede da CAPES, em Brasília, para fazer projeções futuras sobre o Portal de Periódicos.

Fonte: CCS/CAPES (Site da CAPES)

[leia mais...]

Centro de síntese em biodiversidade avança

A ideia de um centro brasileiro de sínteses em biodiversidade começou a ser articulada em julho de 2017 em uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as principais agências de fomento federais e estaduais.

O objetivo é integrar dados de pesquisa espalhados por diferentes centros, a fim de avançar o conhecimento científico e procurar resolver problemas da sociedade, por meio de iniciativas junto a comunidades e órgãos governamentais.

Fonte: Site do CNPq

[leia mais...]

Ordem do Mérito Científico homenageia personalidades

85 personalidades da ciência, tecnologia e inovação receberam, no dia 17/10/2018, honrarias referentes à Ordem Nacional do Mérito Científico. Dentre pesquisadores, professores e dirigentes de entidades, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mario Neto Borges, foi um dos homenageados, na classe Comendador. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do Presidente da República, Michel Temer.

Clicando no primeiro [leia mais...] abaixo é possível saber sobre os professores da UFRJ que foram agraciados neste prêmio.

Fontes: Site do CNPq e PR-2/UFRJ

[leia mais...]

[leia mais...]

Painel faz reflexão sobre fomento e custeio da pós-graduação no país

O segundo painel do XXXIV Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e de Pós-graduação (ENPROP) trouxe o tema da expansão e financiamento da pós-graduação para debate.

Luis Manuel Fernandes, do Conselho Técnico-Científico da CAPES, falou sobre a diminuição do investimento em ciência e tecnologia nos últimos anos e da melhoria necessária às agências de fomento à ciência. Sônia Nair Báo, diretora de Avaliação, destacou a necessidade de melhoramento do modelo atual de pós-graduação e relatou a evolução da Avaliação de Propostas de Cursos Novos.

Fonte: CCS/CAPES (Site da CAPES)

[leia mais...]

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br