PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

33º Boletim informativo (Distribuído em 24/09/2018)

Editais e Chamadas
Públicas

Chamada CNPq/SNSF Nº 29/2018

A referida chamada tem como objeto apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País no âmbito da colaboração científico-tecnológica entre grupos brasileiros e suíços, nos temas priorizados para colaboração.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Chamada CNPq/MS/SCTIE/Decit/SAS/Dapes/CGSPD nº35/2018 - Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS)

A referida chamada tem como objeto apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nas seguintes áreas:Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Áustria receberá pesquisadores de pós-doutorado e doutorado sanduíche

Para desenvolver atividades de pesquisa no Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a CAPES está selecionando pesquisadores a serem enviados para a Áustria, no primeiro semestre de 2019.

Os Editais 31/2018 e 32/2018 foram publicados no Diário Oficial da União e selecionarão pesquisadores para nível de Pós-Doutorado e Doutorado Sanduíche, respectivamente. Este é o terceiro ano consecutivo em que os editais são abertos para atender aos programas, em parceria com o IASA. Nesta edição serão investidos R$ 667.708,00.

Fonte: CCS/CAPES

[leia mais...]

Abertos editais para bolsas em programas de cooperação internacional

A Diretoria de Relações Internacionais da CAPES lançou editais de seleção de dois dos seus programas de cooperação internacional.

Um é com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que abre processo de seleção de até dez projetos conjuntos de pesquisa para as áreas de ciências do espaço, do mar e ambientais, letras, engenharia elétrica e história, desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses.

O outro é o Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster. Por meio da concessão de bolsa, haverá seleção de pesquisadores ou docentes outores de notório reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica no Brasil e no exterior, para desenvolver atividades de ensino e esquisa na universidade alemã.

Fonte: CCS/CAPES

[leia mais...]

The Humanities and Social Sciences Tackling the UK's International Challenges 2018

A British Academy, do Reino Unido, está selecionando projetos de pesquisa interdisciplinares nas áreas das Ciências Sociais e humanidades para financiamento.

Fonte: Site Euraxess

[leia mais...]

Notícias de outras
instituições

Abertura da reunião da FeSBE fala sobre ativismo científico

A conferência de abertura do evento foi proferida pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Marcos Morales, um dos Diretores do CNPq e presidente substituto da instituição, que abordou a crise da ciência nacional, incluindo a falta de investimentos e as perspectivas.

Fonte: Site do CNPq

[leia mais...]

Livro aborda o tema Ecologia Industrial

As professoras Alessandra Magrini, do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), e Lilian Bechara Elabras Veiga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), acabaram de lançar o livro Ecologia Industrial: perspectivas da economia circular (Synergia Editora, 144 p.). A obra, que resgata a experiência de 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Conflitos e Gestão Ambiental (Linca) da Coppe, aponta as possíveis aplicações da Ecologia Industrial aos sistemas rodutivos, visando fomentar práticas colaborativas e sustentáveis de produção e de relação com o ambiente e a sociedade.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br